17Jan

Decidir matricular seu filho ou sua filha de 0 a 3 anos em uma escola é uma decisão muito importante e marcante na vida de qualquer pai ou mãe. Ela marca uma nova fase para a vida familiar, que será extremamente positiva para todos, mas que também pode vir carregada de dúvidas. É uma experiência nova, e tudo o que é novo tende a nos trazer ansiedade e um pouco de insegurança, não é mesmo?

As primeiras semanas de aula são as mais difíceis, tanto para os pais quanto para os filhos. Por isso, a escola deve preparar a recepção de cada criança com muito zelo e carinho. Aos poucos, elas mesmas vão percebendo como é gostosa essa nova rotina de descobertas, aprendizados, socialização com outras crianças, artes, música, e entendem como esse passo foi positivo.

Desde esse momento, a parceria entre pais e escola se faz absolutamente necessária. Enquanto a escola cuida da experiência da criança durante o período em que ela está lá, os pais devem se esforçar para reduzir ao máximo os sentimentos de ansiedade e medo de abandono que possam aparecer (e são absolutamente normais). Construímos esse conteúdo com algumas dicas para os pais nesse sentido:

• Tenha confiança na capacidade da sua criança: isso a fará se sentir encorajada a vencer desafios, transferindo essa experiência para outras situações futuras. Seu filho ou sua filha consegue passar por isso e você também!
  • Tenha confiança na escolha que fizeram como pais: a escolha de matricular sua criança na escola, assim como a escolha da Feliz Idade, foi pensada, consciente e segura. Confie! Se durante a separação vocês transmitirem segurança, a criança enfrentará muito melhor a situação.
  • Não antecipe informações para não gerar ansiedade: crianças pequenas sentem-se ansiosas com a espera. Evitem anunciar antecipadamente para a criança o horário de sair, quanto tempo falta, etc, bem como fazer comentários sobre a fase de adaptação na presença dela.
  • Deixe a criança ir andando para a sala: estimulem a criança a andar, ao invés de ir para a sala no colo. Esse gesto, por mais banal que possa parecer, ajuda a criança a perceber que os pais estão tranquilos em deixá-la ali.
  • Não hesite na despedida: durante a adaptação, o choro vai acontecer e é totalmente normal. Para atenuá-lo, evitem olhar para trás e voltar após entregar a criança para a professora, mesmo se ela estiver chorando. Esse comportamento pode ser interpretado pela criança como dúvida ou insegurança dos pais. Despeçam-se com naturalidade e serenidade, combinando que voltarão para buscá-la. Importante chegar na hora combinada e sempre com tranquilidade.
  • Não questione excessivamente sobre o dia: os pais ficam curiosos com tudo o que aconteceu durante o dia e isso é muito normal. Porém, no início, evite “interrogar” a criança de forma incisiva, caso ela não se mostre aberta para falar. Ela pode ficar irritada e associar esse sentimento à escola.
  • Observe e acompanhe o comportamento da criança: fiquem atentos quanto às alterações de comportamento no aspecto físico (sono, febre, inapetência), bem como no emocional (choro, agressividade, humor instável), que poderão ocorrer com a criança e são perfeitamente normais.
  • Mostre que todos da família tem compromisso: é muito positivo deixar a criança perceber que, durante o horário em que ela está na escola, todos da família tem suas ocupações também. Evitem falar sobre planos interessantes para a criança e que serão realizados quando ela estiver na escola.
  • Um marco de cada vez: entrar na escola é um grande marco para a criança, evite nesse período outras mudanças como: tirar chupeta, mudar de quarto, etc.
  • Envie brinquedos ou objetos preferidos: no 1º mês de aula, é positivo para a criança levar brinquedos ou objetos preferidos, pois podem deixá-la mais segura. Esses objetos representam “a casa” para ela e cria um elo entre a escola e a casa, ligação importantíssima para o sucesso da adaptação. Aos poucos, ela aprenderá a conviver, brincar, comer, sem depender desses objetos.
  • Amplie o tempo na escola aos poucos: o principal medo da criança pequena é o de ser abandonada pelos pais. Quando ela vai pela primeira vez para a escola, esse receio se torna constante. Por isso é fundamental que, nos primeiros dias, a criança permaneça pouco tempo na escola e vá aumentando esse tempo gradativamente. Ela está em um espaço que não conhece, com gente estranha e ainda tem pouca noção de tempo.

Em suma, o período de adaptação escolar para crianças de 0 a 3 anos é realmente um desafio, mas pode ser mais tranquilo se a relação entre os pais e a escola for construída com base na confiança mútua.