(11)

Escola Infantil

Gostou? compartilhe!

A escola infantil faz parte do sistema de educação, porém não é uma de suas etapas obrigatórias, como as séries que compõem os ciclos do ensino fundamental que abrangem da primeira a oitava série (primeiro ao nono ano).

Isso significa que matricular os filhos no maternal e no jardim de infância não é uma obrigatoriedade, porém se trata de uma boa alternativa aos pais que passam longos períodos do dia fora de casa e não desejam deixar os pequenos ociosos ou sob o cuidado de estranhos.

Etapas da escola infantil

A escolinha, ou pré-escola, é dividida em etapas para melhor atender as demandas de cada criança a depender de sua faixa etária, afinal é inegável que as necessidades de um bebê de 1 ano são diferentes daquelas apresentadas por uma criança de 4 anos, por exemplo.

Assim, a pré-escola é voltada a crianças entre 1 e 6 anos de idade, ou seja, ela sucede o berçário e antecede a escola formal. Já suas principais etapas e alguns dos conteúdos que fazem parte delas são:

  • Maternal: A partir de um ano de idade, os bebês já começam a interagir mais com o meio que os cerca, por isso, o berçário já não é suficiente para fornecer os estímulos que elas precisam para se desenvolver melhor. No maternal, as crianças entre 1 e 2 anos de idade têm acesso a aulas de musicalização e horários mais rígidos para comer, brincar, aprender e realizar rotinas de higiene, além de ter sua independência estimulada, como ao escovar os dentes sozinhas;
  • Jardim de infância: Voltado a crianças entre 2 e 3 anos de idade, nessa etapa é possível dar a elas estímulos mais complexos e estimular a realização de atividades que ajudam a desenvolver a cognição, como aulas de dança, natação e de línguas estrangeiras;
  • Pré-escola: Crianças entre 4 e 6 anos de idade devem frequentar a pré-escola. Nela terão acesso a conteúdos mais sistematizados e já se acostumam com o ambiente escolar que deverão frequentar ao completar 6 anos e ingressar no ensino formal.

Pesquisando sobre escola infantil?

Na escola de educação infantil Sempre Criança, os pequenos têm acesso a atividades voltadas à sua faixa etária, sempre sob a supervisão de profissionais capacitados e com conteúdos pensados por pedagogos e professores para que, assim, possam crescer mais inteligentes, saudáveis e felizes.