(11)

Berçário

Gostou? compartilhe!

O berçário é considerado a primeira etapa do ensino voltado às crianças, pois bebês a partir dos três meses de vida já podem frequentá-lo e, assim, receber cuidados profissionais e bem orientados para um desenvolvimento mais saudável e tranquilo.

O surgimento deste espaço se deu para atender duas demandas principais: a necessidade dos pais e responsáveis de ter um local seguro e confiável para deixar os bebês durante sua ausência e a criação de um espaço especialmente pensado para atender essa faixa etária.

Atividades realizadas no berçário

A faixa etária atendida fica em torno dos 3 aos 12 meses de vida. Em seguida, entre 1 e 2 anos, os bebês passam a frequentar o maternal. Já o jardim de infância é voltado para crianças entre 3 e 4 anos e, por fim, a pré-escola entre 4 e 6 anos de idade.

Diferente do que muitas pessoas pensam, os bebês já interagem com o mundo e são sensíveis a diversos estímulos que contribuem para um desenvolvimento cognitivo e físico mais saudável. Por isso, os berçários propõem uma série de atividades voltadas a eles, tais como:

  • Musicalização: Ao ter contato com diferentes estilos musicais, sons de instrumentos e ritmos variados, os bebês são estimulados cognitivamente, além de aproveitarem os benefícios da música, como o relaxamento e aumento da percepção;
  • Higiene: Nos berçários, os bebês são mantidos sempre limpinhos, são banhados e corretamente higienizados para que se sintam bem cuidados, confortáveis e atendidos em suas necessidades mais básicas;
  • Alimentação: O momento de comer não traz apenas o benefício nutricional, mas também propicia maior contato entre os bebês e os cuidadores e berçaristas, o que contribui para criação de laços afetivos mais sólidos e tranquilidade aos pequenos;
  • Explorar o mundo: O contato com outros bebês e a vivência num espaço especialmente projetado, mobiliado e decorado para essa faixa etária incentiva aos pequenos explorar e experienciar o meio a sua volta e, com isso, se desenvolvem melhor.

Onde encontrar berçário?

A escolinha Sempre Criança atende bebês e crianças pequenas dos 3 meses aos 6 anos de idade e conta com infraestrutura completa para atender as demandas de cada faixa etária, além de profissionais especializados, pedagogos e cuidadores, para formular, propor e acompanhar a realização de atividades que fomentarão o crescimento saudável do seu bebê.